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5 Dicas para desenvolver o Rapport e vender mais

5 Dicas para desenvolver o Rapport e vender mais
03/05/2021

Rapport vem da palavra de origem francesa Rapporter, que significa “criar uma relação”, e hoje tem como objetivo justamente isso, melhorar as técnicas de ligação de empatia com outra pessoa, para sua comunicação ser mais eficaz.

Abaixo, vamos dar uma olhada nos fundamentos do Rapport e saber o que é preciso para estabelecer essa comunicação.

  1. Faça perguntas

O relatório de construção é semelhante a entrevistar alguém para uma vaga de emprego ou pode ser como um repórter buscando informações para um artigo. Relaxe e conheça a outra pessoa com o objetivo de encontrar pontos em comum ou focos de interesse.

Você pode começar simplesmente comentando sobre o clima e como isso afeta suas escolhas, se pessoalmente, ou sobre a internet, se estiver on-line, e seguindo as perguntas relacionadas.

Por exemplo, pessoalmente, você pode elogiar a outra pessoa por sua escolha de roupa e, talvez, um colar, anel ou outra peça de joalheria, e perguntar onde ela comprou.

Em comunicações on-line, você pode elogiar o ambiente das outras pessoas, mencionar o fundo onde ele está enquadrado, falar que combina bem com a pessoa e perguntar sobre os detalhes que ali estão.

Então, basicamente, acompanhe, evitando tópicos que poderiam atrair ou causar discussão, enquanto gradualmente vai levando a pessoa a um terreno comum que você gostaria de discutir.

  1. Tenha atitude

Ter uma atitude positiva e deixar rótulos sociais em casa (ou em uma gaveta, se você estiver em casa). Muitas pessoas podem dizer instantaneamente se você tem uma atitude negativa ou se você se sente superior. Então, trate as outras pessoas como você gostaria de ser tratado, escutando a todos e, também, sabendo a sua hora de falar. Claro, o mais importante, seja natural.

  1. Seja compreensível

Incentive os outros a compartilharem suas perceções e opiniões com você. Algumas pessoas são tímidas, assustadas ou inexperientes na comunicação, e acolhem uma oportunidade de compartilhar. Portanto, tanto a linguagem corporal quanto a comunicação verbal convidam para uma troca. Encontre a outra pessoa com os braços abertos, olhos mirando-os suavemente (sem encarar de forma intimidadora), e incentive uma conversa com um sorriso caloroso. Seja compreensível, cada reunião com pessoas diferentes é uma situação diferente.

  1. Faça elogios

Deixar uma bela parte de si mesmo como um elogio é uma boa lembrança para a outra pessoa se recordar daquele contato – inúmeras vezes. Isso é um bom relacionamento. Mas seja sincero e natural! Falsos elogios são facilmente percebidos, e o que mais quebra um bom relacionamento é a mentira. Fuja dessa armadilha e seja sincero.

  1. Saiba a hora de falar e escutar

Seja um ouvinte ativo. Não concentre seus pensamentos no que VOCÊ dirá a seguir. Ouça o que a outra pessoa está dizendo e tire suas pistas de lá. Ao mesmo tempo em que observa a linguagem corporal, analise por inteiro quem está conversando com você.

Por exemplo, se a outra pessoa dobra os braços e parece perturbada, talvez seja necessário mudar de assunto ou deixar que ela tenha algum espaço e distância; talvez até tentar abordá-la mais tarde e se desculpar para fazer uma ligação naquele momento, por exemplo.

Por outro lado, se a outra pessoa estiver inclinada para você, seguindo cada palavra sua e se comunicando como se você fosse um velho amigo, está no caminho correto! Você construiu o Rapport!

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